quarta-feira, 8 de julho de 2009

Boteco em Homenagem as Mulheres

O dia 11 de março, o Ponto de Cultura realizou seu Boteco em Homenagem às Mulheres - em especial, a oito mulheres, exemplo de trabalho em suas comunidades, suas entidades, suas militâncias. Mulheres de luta e preocupação social.

O troféu oferecido, em forma de vaso, criado pela oficineira Maria Rosa Velho e confeccionado na oficina, é totalmente elaborado com material reciclado, formando um mosaico onde estão gravadas as principais conquistas femininas. Pequenos retalhos que se complementam, de cores e formas diferentes, precisou de trabalho, dedicação, coragem e paciência para tomar forma, para ganhar vida. Tem completa identificação com o trabalho comunitário das mulheres que também reciclam e transformam vidas, pessoas e comunidades.

Troféu Margarida, por ser também um nome feminino, flor de aparência simples, que sobrevive nos lugares mais improváveis e difíceis e se espraia. Oito mulheres, por ser o 8 de março o Dia Internacional das Mulheres e por ser o oito, na posição horizontal, o símbolo do infinito e, na vertical, o equilíbrio entre os mundos espiritual e material. Não são interpostos, são interligados.

Trabalhos interligados e infinitos como os de Beatriz Gonçalves Pereira, a Bia da Ilha; Conceição Inaia de Andrade, a Irmão Conceição; Leci Matos, do Campo da Tuca; de Zilma Silveira, Gládis Ricardo; Iara Lopes, Margarete Moraes e Herondina dos Anjos Rodrigues, a Vó Herondina com seus 95 anos.

O evento contou com a participação do Grupo Samba Bom Nunca Morre, a música de Dejeane Arrue, as performance de Mariana Vellinho, Aline Karpinski e Edson Ferraz e a oficina de dança da Região Cristal. A parceria e o apoio da Descentralização da Cultura /SMC e Associação Comunitária Sargento Raimundo Corrêa Garcia."





Nenhum comentário:

Postar um comentário